Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge

De 31 de Julho a 03 de Agosto, Semana de Reflexão sobre a Investigação Cientifica

OBJECTIVOS GERAIS DA SEMANA

 

Esta semana de reflexão objectiva estimular o espirito crítico dos docentes e investigadores do ISCED Uíge, torná-los mais criativos, investigativos, éticos e empreendedores, capacitados a aplicar os princípios da metodologia científica em situações de apreensão, produção e expressão do conhecimento no fazer Ciência. Supondo-se a partir deste possa contribuir também no processo de adaptação do estudante, integrando-o ao Ensino Superior, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto à forma de estudar.

 

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA SEMANA

 

Com este evento, objectiva-se especificamente:

· Identificar a responsabilidade social do docente-pesquisador, mantendo os compromissos éticos estabelecidos na prática referente ao exercício profissional do cientista; actualizar a formação integral, interdisciplinar para as condições de dialogar com a pluralidade de fenómenos científicos;

· Compreender os princípios de Metodologia Científica e utilizar o Manual de trabalhos académicos existente no ISCED

· Desenvolver habilidades e competências específicas necessárias para o desempenho na vida académica e profissional, desenvolvendo o raciocínio lógico, análise, síntese e construção de textos científicos; leitura crítica, análise e produção de textos argumentativos no desenvolvimento da produção científica; domínio das normas e utilização na construção do conhecimento científico;

· Compreender o exercício da escrita como elemento constitutivo da produção e expressão do conhecimento.

· Utilizar as normas científicas para apresentar trabalhos e textos académicos.

· Favorecer a compreensão de processos metodológicos para o planeamento, elaboração e execução de projectos científicos;

· Utilizar a metodologia científica para a produção e desenvolvimento intelectual aplicada ao ensino e outras atribuições formais;

· Conceituar e aplicar a estética normativa do trabalho académico segundo as normas vigentes da área académica e científica;

· Identificar a técnica de pesquisa como instrumentalização do método;

· Reconhecer projectos de pesquisa e artigos científicos, instrumentos necessários à formação académica, como recursos de comunicação e divulgação do saber e produção do mundo da ciência.

MÉTODOS DE INTERVENÇÕES

As intervenções serão multiformes; serão aceites Exposições de temas com ou sem o uso de multimídia, Apresentações em grupos objectivando socializar os conhecimentos já adquiridos, Projecção de PowerPoint para persuasão, Uso de recursos visuais para ideias abstractas, Prelecções por leituras (resumos de textos previamente seleccionados) e outro tipo de prelecção que for julgado conveniente pelo prelector em função da natureza da sua intervenção e os objectivos afins.

Tratando-se de uma actividade de reflexão entre profissionais, o ideal nos métodos de intervenção é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada do assunto em análise usando todo tipo de recurso técnico e material que for necessário desde que não fuja dos ideais do evento.